A moda é daquelas coisas que nunca agarramos, como o pombo na praça, a sombra na rua, o peixe que desce o rio...
Alguém estabelece uma moda. Só se pode estabelecer uma coisa dessas quando ainda não é moda. As pessoas vão a correr comprar sapatos em bico, botas de metro e meio, roupas camufladas, etc e ficam na moda. É moda o que "está a dar", o que "se usa", que se "tem vendido muito". Acontece que as criaturas na moda ficam confortáveis por estarem normalizadinhos mas desconfortáveis porque a pessoa X tem um casaco igualinho ao seu (talvez porque foi comprado na mesma Zara, Bershka, Pull & Bear, Mango, Salsa ou outro Templo da Padronização equivalente).
Claro que as fábricas precisam de escoar produto e no ano a seguir as roupas "passam de moda" e a moda virou. Geralmente não vem nada de novo, apenas uma maneira de vestir com mais de 10 anos para que nem toda a gente mais nova se lembre de ter usado e para que toda a gente mais velha se lembre perfeitamente bem de ter usado.
Pessoas que gostam de estar na moda: não deitem nada fora porque tudo volta.
Falamos de roupas, claro, mas podíamos falar de CDs, de desportos, etc... tudo o que possa servir como adereço de uma representação social tem uma moda.
A questao é que a moda deixa de o ser quando se torna. (confuso?)
Está fora de moda estar na moda
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Tem graça quando vem a nova moda e torcemos o nariz "dourado? que pirosada!". E passado um mês compramos um cinto, uns saptados, uma mala "ah, até é original".
lol
Também é original ser "irreverente", porque a rebeldia está definitivamente na moda, apesar de se definir como fora de moda. Está na moda a revolta contra códigos sociais, contra as tradições, contra o clássico. Está na moda não gostar do que está na moda. Não ler o código da vinci ou ver o homem aranha.
Qualquer dia os blogs passam de moda porque já muita gente tem, e depois ficamos muito na moda e isso é fora de moda.
É um processo complicado. Se calhar faz parte da natureza humana. Ups... Desculpe Sr. Cascais, eu sei que isso não existe!
o pior na moda é vestir uma camisola à primeira de manhã, aquela estranha que há anos não se usa, chegar às aulas e "ena pá, mesmo fixe, tenho uma como a tua", e pronto, já não se pode vestir nada, que pode virar moda. e o pior é que o melhor agora é o estranho, bolinhas com risquinhas de cores fortes para dar nas vistas ou tirar fotos...
enfim :\
Post a Comment